Instagram

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Você sabe o que é um Obento?

Oi Gente, como falei acima  alguém sabe o que e um Obento ou um Bento? não!? eu explico porque eu não sabia o nome deste negocio mais já sabia da existência do mesmo. Fui as comparar com o meu marido mês passado por conta do aniversario da minha caçulinha a Olivia, e me deparei com uma marmitinha linda rosa e branca de dois andares com uma liguinha em volta nesta mesma fraqueira tinha também um cooler com tampa de enroscar com uma peneirinha dentro.
Achei bem lindo e comprei pra minha pequena ja que ano que vem ela começa a estudar( que cute né gente ?) bom passando a babação toda, terminei minhas compras e fui pra casa como tinha ainda muita coisa pra fazer dei pra Olivia brincar com a dita marmita fui quando ela achou na parte superior uma colher e um garfinho e Tharam!!! um par de Hashi sim aqueles pauzinhos japoneses que usamos para comer sushi. ai me apaixonei mais ainda pela aquela coisinha linda.
ela era +ou- assim

fotos: taobao

então depois de descobrir o nome desta lindeza, lembrei de ter visto muita coisa linda que a mamães japonesas fazem para o seu pequenos levarem para escola, gente e uma mais linda que a outra da vontade de aprender pra fazer igual para os filhos, porque não são só lindas são saudáveis.







Passo 1:
# Divida a refeição proporcionalmente.
Ao preparar o bento, existem duas maneiras básicas de dividir a comida. Você pode:

* Usar uma razão 4:3:2:1 - 4 partes de arroz, 3 partes de acompanhamento, 2 partes de vegetais, e 1 parte sobremesa (ou outra coisa).
* Usar uma razão 1:1 - 1 parte de arroz, e o mesmo tanto dos outros alimentos (vegetais, carnes, etc).
* Você também pode variar estas razões, e usar ingredientes mais familiares. O objetivo disto é ter uma refeição diversa, nutritiva e balanceada.
* *Ao invés do arroz, você pode usar sushi, onigiri (bolinho de arroz). Você pode usar outros tipos de arroz, risoto ou até macarrão.
* * O acompanhamento deve ser alguma fonte de proteína, como um bife, galinha, peixe ou outra carne. Ela pode ser grelhada, empanada, frita e por aí vai. Para um bento vegetariano, tente alguns tipos de grãos, como a soja.
* *Repolho picado com um molho leve é bem popular. Vegetais picados ou até uma salada de batatas podem ser usados.

Passo 2:
Consiga uma lancheira de bento, que já vem dividida em compartimentos seguindo a proporção tradicional d bento. Você pode encontrar uma em lojas especializadas em produtos orientais. No japão as porções de comida são menores que no ocidente, o que pode ser bom para uma dieta de restrição alimentar ou ruim, dependendo da sua vontade. Se não conseguir encontrar uma lancheira de bento, você pode improvisar usando uma vasilha quadrada com tampa, arrumando a comida de maneira criativa. Formas de muffins e bolinhos são bons compartimentos.

Passo 3:
Escolha alimentos bem coloridos. Quanto mais sólida e forte a cor, maior o impacto visual do bento, e mais nutritivos são os alimentos (pelo menos no que toca os vegetais). Arroz branco, ovos cozidos inteiros e queijos podem dar um bom contraste no seu bento, ainda mais quando ao lado de alimentos verdes, vermelhos e outras cores fortes.

Passo 4:
Coloque a comida de modo organizado. Isto vai impedir que a comida mude de lugar dentro da lancheira. A primeira coisa a entrar deve ser o arroz (ou seu substituto), seguidos de alimentos que sejam pouco flexíveis (como uma coxa de galinha). Adicione os itens flexíveis, como a salada de batata ou as verduras. Por último, adicione os itens que irão preencher os espaços, que devem ser pequenos e resistentes.

Passo 5:
Faça desenhos e texturas com a comida. Você pode decorar de acordo com um tema.
-Mantenha as bordas entre os alimentos bem definidas. Contrastes de cores e texturas devem estar ao lado uns dos outros, mas os similares devem estar separados. Tome cuidado para não misturar sabores contrários (não coloque arroz frito perto dos doces).
-Faça rostos de animais ou outras figuras com a comida. Duas fatias de um ovo cozido com um pouco de páprica no meio fazem um bonito par de olhos.
-Borrife temperos e adicione uma guarnição para dar ênfase ao centro de uma seção de comida.
-Corte frutas, vegetais em formatos como estrelas, corações, com cortdores de biscoitos.
-Coloque molhos e outros lanches soltos em recipientes divertidos. Existem muitas garrafinhas de molho reutilizáveis que são feitas especialmente para bento.

Dicas:
* Dedique tempo a fazer o bento. Não é algo a ser feito de modo apressado. O que faz esta técnica única é o tempo e dedicação investidos em criar uma refeição balanceada e bonita, que agrada aos olhos enquanto é comida.
* Usar uma proporção fixa entre os alimentos vai ajudar a manter uma refeição nutritiva, pois vai impedir que coloque em excesso de um dado alimento.
* Se o arroz for um ingrediente comum em seu bento, talvez valha a pena comprar uma máquina de arroz com um timer, para que o arroz esteja prontinho na hora de montar o bento. Arroz dormido não é tão bom quanto o recém cozinhado.
* Carne ou vegetais fritos devem ser colocados sobre uma camada absorvente de repolho picado ou arroz, para absorver o excesso de óleo.
* Deixe a comida esfriar antes de fechar o bento. Ou o vapor vai condensar dentro da lancheira e ensopar a comida.

Fonte:Obento

E então aprenderam? que legal isso né gente  e por isso que os japoneses vivem mais e melhor, já pensou acordar pra fazer todos os dias coisas assim para as crianças irem a escola e ter um refeição equilibrada. maravilhoso né!

beijos...







2 comentários:

  1. Nessa queridaaaaaaaaaaaaaa saudades de tu rsrsrs em janeiro em volto com a carga completa ... assim q me instalar em Manaus eu volto a ativa hehe te desejo um feliz natal e um ano novo repleto de felicidades pra vc e toda sua linda familia, bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Patricia por onde anda vc???
    ta sumida, esse post é lindo pena que fa ztempo
    que vc aparece
    Bjussss

    ResponderExcluir

Oi Queridas,
Adoro quando vcs vem ate aqui, faça uma blogueira feliz faça seu comentário vou receber com muito amor e carinhos.

Vanessa Conte